Os transgênicos são alimentos geneticamente modificados artificialmente. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos transgênicos. Os alimentos que contém algum ingredientes transgênico devem conter a letra T em um triângulo, mas nem todos as empresas estão cumprindo a lei e informando para o consumidor.
Os problemas dos alimentos transgênicos vão muito além da nossa saúde, eles atingem o meio ambiente e também os produtores.
Ainda faltam estudos e informações para confirmar os efeitos negativos para os humanos e acredito que só teremos certeza de tudo em um longo prazo. Alguns estudos mostraram que os transgênicos diminuem a imunidade, aumentam as alergias, podem alterar o nosso sistema reprodutivo e também podem estar relacionados com o aumento de doenças como o câncer. Os alimentos transgênicos necessitam de mais agrotóxicos que os convencionais e por isso comprometem a nossa saúde e principalmente a saúde do produtor que tem uma alto exposição este químicos. O glifosfato (um dos elementos utilizados nas agriculturas trangênicas) está relacionado com o câncer de mama e doenças neurodegenerativas.
Os efeitos no meio ambiente também não estão claros, além da contaminação pelos maior uso de agrotóxicos, os trangênicos alteram a genética de toda a sua cadeia e diminuem a biodiversidade do nosso sistema. Ex. Hoje é muito difícil achar milho convencional, antigamente, tinham várias cores e tipos e o milho era muito mais saboroso.
Os produtores acabam ficando refém das empresas, eles são obrigados a comprar um kit: sementes + agrotóxico. Os trangênicos não podem ser replantados, não geram sementes e por isso o agricultor fica dependente destas empresas (Monsanto, Syngenta, Dupont, Bayer).
Recomendo o consumo com moderação dos alimentos que contém transgênicos, dê preferência tente evitá-los.
Principais alimentos geneticamente modificados disponíveis no Brasil: milho, soja, algodão e canola.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir