segunda-feira, 10 de abril de 2017

Chás para a Ansiedade

Os chás indicados para a ansiedade são:

Marcela
Laranja Amarga
Capim Limão
Erva Cidreira
Camomila
Maracujá
Melissa (o chá de melissa não pode ser utilizado em pessoas com problema na tiróide)

Por serem calmantes leves, estes chás podem provocar sonolência. Sugiro utilizá-los nos períodos e horários de maior ansiedade, 1 a 2 vezes ao dia. Você também pode misturá-los e consumí-los gelados. Eles tem efeito imediato. 

Modo de preparo:
1. Ferver a água
2. Colocar a água fervida em um recipiente ou em uma xícara com o chá (folhas ou saquinho)
3. Tampar e deixar por 5 a 10 minutos
4. As folhas ou saquinhos poderão ser retirados.
5. O chá está pronto para beber

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Chá de Alecrim

Propriedades do chá de alecrim:

Auxilia no processo de destoxificação
Bactericida
Anti-fúngico
Antinflamatório
Anti-séptico
Cicatrizante
Má digestão
Flatulência

Utilizar 1 a 2 xícaras de chá por dia.
O uso crônico em doses excessivas pode causar irritação renal ou gastrointestinal. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Receitas de água aromatizada

Conforme prometido no post anterior seguem duas receitinhas de água aromatizada!!!

1. Água aromatizada de limão siciliano, erva doce, mirtilo e hortelã.

Ingredientes: 1 limão siciliano cortado em rodelas + 1 talo de erva doce + 1/2 xícara de mirtilo fresco + folhinhas de hortelã + 1 litro de água.

Modo de preparo: Em uma jarra coloque a água e os demais ingredientes. Deixe na geladeira e consuma em até 24 horas.

2. Água aromatizada de laranja, canela e gengibre.

Ingredientes: 1 laranja cortada em rodelas + 1 canela em pau + lascas de gengibre.

Modo de preparo: Em uma jarra coloque a água e os demais ingredientes. Deixe na geladeira e consuma em até 24 horas.


segunda-feira, 13 de março de 2017

Fast foods aumentam o risco de asma, rinoconjuntivite e eczema em crianças e adolescentes?



Um estudo avaliou o impacto de alguns alimentos na asma, rinoconjuntivite e eczema. Os resultados deste estudo mostraram que o consumo de frutas (maior ou igual a 3x na semana) tem um efeito protetor contra estas doenças. 

Este estudo também concluiu que crianças e adolescentes que consomem fast food 3x ou mais na semana tem um risco aumentado de asma grave, eczema grave e rinoconjuntivite grave.  

Estas dados são importantes, pois eles comprovam a influência da alimentação nas doenças e alergias.  Estas doenças tem um impacto muito negativo na qualidade de vida e na convivência com a sociedade da criança/adolescente, por isso é muito importante o cuidado com a alimentação desde a concepção dos filhos. Dar exemplo e passar os bons hábitos para as próximas gerações é fundamental para a saúde.  

Consulta: ELLWOOD,P.; ASHER, M.I.; GARCíA-MARCOS, L. et al. Do fast foods cause asthma, rhinoconjunctivitis and eczema? Global findings from the International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) Phase Three. Thorax; 2013. 

quinta-feira, 9 de março de 2017

Água - essencial para a vida!

VOCÊ JÁ TOMOU ÁGUA HOJE? ELA É REALMENTE IMPORTANTE?

Um boa hidratação garante uma adequada nutrição. O sangue é responsável por distribuir os nutrientes pelo corpo para serem utilizados, e 83% de sua composição é água.

Além disso...
- É responsável pela manutenção da temperatura corporal.
- Auxilia no bom funcionamento intestinal se associada a uma alimentação saudável com adequada ingestão de fibras.
- Favorece absorção de nutrientes necessários ao equilíbrio da pele garantindo saúde e hidratação da mesma.
- Participa do processo de lipólise (quebra de gordura corporal), que posteriormente será usada como fonte de energia contribuindo de forma indireta para o processo de emagrecimento.
- É fundamental no processo de produção de energia colaborando de forma efetiva para homeostase corporal (equilíbrio do meio interno).
- Durante o exercício ocorre uma demanda maior de oxigênio e nutrientes. Um indivíduo bem hidratado garante um transporte adequado destas substâncias até o tecido muscular.

ESTÁ CONVENCIDO (A)?

A ÁGUA É ESSENCIAL PARA A VIDA! HIDRATE-SE AO LONGO DO DIA!

Dica da nutri: uma ótima estratégia para quem tem dificuldade em beber água são as águas aromatizadas. No próximo post darei duas receitas saborosas e bem fáceis de fazer.






segunda-feira, 6 de março de 2017

Obesidade Infantil

1 em cada 3 crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso no Brasil e esta incidência é maior nos meninos do que nas meninas. Nos jovens (grupo de 10 a 19 anos) a  incidência é de 21,5%, podendo chegar a 27% na região sudeste. O excesso de peso é mais comum em regiões urbanas e industrializadas, pois as crianças destas regiões tem vida mais sedentária, muitas horas na frente do computador ou da televisão e mais acesso aos alimentos fast food e industrializados.

O processo de sobrepeso e obesidade inicia muito antes da criança nascer. Os pais exercem uma influência muito forte neste processo. A alimentação dos pais,  pais obesos, amamentação, a introdução de alimentos, como foi o nascimento desta criança, algum tipo de infecção durante a gestação, a má alimentação na gestação ou falta de alimentos, falta de atividade física, hábitos alimentares da família e muitas horas na frente da TV podem influenciar a obesidade infantil. Crianças amamentadas de forma exclusiva até os 6 meses de idade têm menos chance de serem obesas. Os cuidados relacionados com a saúde devem começar com os pais, para eles terem uma criança saudável, eles precisam ser saudáveis também. 

A alimentação da criança deve ser igual a alimentação da família respeitando a fase em que a criança se encontra. Os alimentos como feijão, arroz, frutas, legumes, carnes devem ser os mesmos e as quantidades devem ser diferentes,  por que as necessidades de energia, proteína, carboidrato, gordura, vitaminas e minerais são diferentes entre estes grupos. A alimentação da criança deve ser de 3 em 3 horas como a do adulto.

Se a criança estiver em uma família com histórico de obesidade, maus hábitos alimentares e sedentarismo, ela com certeza irá adquirir estes maus hábitos e se tornará obesa como os pais. A oferta e o tipo de alimento servido nas escolas também influencia os hábitos da criança. 

Além da alimentação, a prática de atividade física também é fundamental para a prevenção e para o tratamento da obesidade.  A criança pode escolher a atividade que ela mais se identifique e tenha interesse em fazer. As mais interessantes são as com maior gasto de energia como natação, futebol, basquete, tênis, dança, corrida, artes marciais.  

O tratamento da obesidade infantil deve ser feito por uma equipe multidisciplinar: pediatra, nutricionista, endocrinologista, psicóloga. Este acompanhamento multidisciplinar é importante, pois ele aborda a criança de todas as formas e tem mais chances de ter sucesso. A educação alimentar e o tratamento devem contemplar a família da criança. 

Dicas Importantes: 
  • A criança deverá aumentar as atividades físicas, diminuir o consumo de alimentos industrializados, doces, frituras, refrigerantes e aumentar o consumo de frutas, verduras, e alimentos integrais.  
  • Além disso, se for uma família obesa, com maus hábitos, é necessário tratar toda a família, não somente a criança.
  • A escola tem um papel fundamental em oferecer alimentos mais saudáveis nas cantinas e também fazer atividades de educação e conscientização nutricional. 
A PREVENÇÃO DA OBESIDADE É O MELHOR CAMINHO. CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO. PROCURE UMA NUTRICIONISTA.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Inhame sim!!!

Inhame é um tubérculo consumido mais na região nordeste, mas que deveria fazer parte do hábito alimentar do brasileiro de forma geral.
Fonte de carboidratos complexos, é uma ótima opção para dietas de emagrecimento, praticantes de atividade física, diabéticos e até crianças, uma vez que seu consumo não eleva taxas de glicose sanguínea.
Rico em vitaminas do complexo B, essa raiz pode ser uma forte aliada no controle dos níveis de homocisteína e por sua vez ter ação anti-inflamatória.
Mas os benefícios não param por aí, pois ele também auxilia no equilíbrio hormonal do organismo, sendo interessante para mulheres que desejam engravidar ou que sofrem com os sintomas da TPM. Além disso contribui para o fortalecimento do sistema imunológico o que ajuda na prevenção contra resfriados e quadros infecciosos.
Fique de olho...no próximo post darei dicas de consumo deste alimento, além de uma receita deliciosa e pratica de Danoninho de Inhame. As crianças adoram!