sábado, 1 de outubro de 2016

Alimentos que previnem o Câncer de Mama


Estamos no mês rosa. Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama. Ele é o câncer  que mais acomete as mulheres em todo mundo. 
Mulheres com mães e avós com câncer de mama tem 2 a 3x mais risco de desenvolver esta doença do que as mulheres que não tem este histórico familiar. 

Para a prevenção do câncer de mama é necessário um hábito de vida saudável, incluindo alimentação e atividade física. Quando falamos em prevenção de doenças, como o câncer, é fundamental a conscientização para uma vida mais saudável, não basta somente incluir 1 tipo de alimento, é necessários mudar e excluir todos os hábitos errados e incluir hábitos alimentares saudáveis no seu dia a dia. 

Evitar: 
Alimentos muito gordurosos de origem animal, excesso de gordura saturada, frituras, embutidos, doces, açúcares, alimentos industrializados, sal em excesso, fumo, álcool. Os estudos sugerem que é mais importante a qualidade da gordura do que a quantidade  total ingerida para o desenvolvimento do câncer de mama. 

Alimentos que podem reduzir o risco de câncer de mama:

  • Alimentos ricos em ômega 3: chia, linhaça, gema de ovo, atum, sardinha, salmão. Eles tem afeito antitumoral, ação anti-inflamatória e inibem a proliferação celular de tumores. A incidência deste câncer é menor nos países com alto consumo de peixes fontes de ômega 3. Este ácido graxo tem um efeito protetor contra o câncer de mama.
  • O aumento do consumo de fibras através da frutas, verduras, legumes, alimentos integrais pode reduzir o risco do câncer de mama. As fibras regulam a flora intestinal e a circulação de estrogênios. O fitato encontrado nas fibras tem atividade anticarcinogênica. 
  • *As vitaminas A,C,E, ácido fólico e o mineral selênio são potentes antioxidantes que protegem contra os cânceres, incluindo mama. Mulheres que consumem frutas e vegetais tem menos risco de desenvolver câncer de mama. Um estudo demonstrou uma associação inversa entre o câncer de mama e o consumo de ácido fólico.
  • As lignanas, cuja a principal fonte é a linhaça, tem efeito protetor nos cânceres que são dependentes de hormônio, como o de mama. Elas também desenvolvem um papel antioxidante importante. 
  • O dialilssufeto presente nos vegetais como o alho, a cebola, alho-poró, a cebolinha demonstrou inibir significativamente vários tipos de câncer, como o de mama. 
  • Os fitoestrógenos são semelhantes ao estrogênio e possuem atividade estrogênica e antiestrogênica. A isoflavona derivada da soja é o principal forma de fitoestrógeno. Ela pode inibir a iniciação da proliferação de células cancerígenas. Os estudos com a soja no câncer de mama ainda são contraditórios, alguns estudos mostraram que a isoflavona presente na soja podem aumentar o crescimento de células malignas. Cuidado ao usar a soja!!!
*Principais Fontes
Vitamina A e beta-caroteno - goiaba, ovo de galinha, cenoura, abóbora, moranga, mamão, espinafre, alface, brócolis, grapefruit, repolho.

Vitamina C - gojiberry, acerola, goiaba, pimentão vermelho, kiwi, brócolis cozido,  pimentão verde, morango, laranja,  limão. 

Vitamina E - semente de abóbora, ovo cozido, salmão cozido, pêssego, quiabo cozido, uva-passa,  amora preta, couve cozida, pêra, alface. 

Ácido fólico - espinafre cru, lentilha, grão de bico, alface romana, avelã, feijao preto, feijão branco, beterraba crua, brócolis cozido, abacate, castanha de caju torrada, ovo de galinha, aspargo cru, farelo de arroz, couve-flor cozida.

Selênio - semente de girassol (torrada e sem sal), ostras (cruas), camarão cozido, castanha do Brasil, salmão cru. 

Consulta:

O Papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Controle do Câncer de Mama.  Patricia de Carvalho Padilha, Rosilene de Lima Pinheiro. Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(3): 251-260.
Nutrição Clínica Funcional. VP Editora. São Paulo. 2012. 
American Institute for Cancer Research - http://www.aicr.org/reduce-your-cancer-risk/diet/elements_phytochemicals.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário