terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Papinhas para o seu Bebê

A orientação do Ministério da Saúde é que as papinhas sejam introduzidas após o aleitamento materno exclusivo por seis meses.

As papinhas devem começar com frutas e legumes que são mais leves e mais fáceis de digerir, depois carne, frango, ovos e grãos (feijão, ervilha, lentilha) e por último peixes. Não esqueça da água.

O mais importante é nunca desistir, o bebê está conhecendo e se adaptando aos novos alimentos, mesmo que ele faça mil caretas, tente no mínimo oferecer 20 vezes o mesmo alimento até ele se adaptar.

A mudança na digestão também é um desafio para as mamães e para o bebê, enquanto o leite materno é super fácil de digerir, pois á vem com enzimas, probióticos e nutrientes bem quebradinhos, as papinhas aumentam a dificuldade de digestão e podem causar alguns desconfortos, como gases, diarreia e prisão de ventre. É importante fazer o acompanhamento e as adaptações necessárias até regular e deixar o coco bonitinho. 

O bebê não precisa de açúcar, adoçantes, caldos prontos, temperos e sal. Se estes aditivos já fazem mal para  os adultos, imaginas para os nossos pequenos.

O chá de camomila ajuda a dormir melhor e o chá de erva-doce pode ser utilizado se o bebê apresentar gases.

Para preparar as papinhas, você pode cozinhar tudo junto, mas é importante amassar ou bater separado para que a criança consiga sentir o gosto de cada alimento. Eu sei que muitas vezes é difícil fazer esta separação, na correria vai tudo junto mesmo, mas tente fazer, pelo menos, umas duas vezes na semana.

Selecionei 2 papinhas para as mamães, a primeira é a papinha laxativa para os bebês que sofrem de prisão de ventre e a segunda é uma papinha salgada para o almoço e jantar.

Papinha Laxativa
Ingredientes: 3 ameixas secas, ¼ de uma laranja, 1 pedaço pequeno de mamão, 50ml de água.
Modo de preparo:  deixar as ameixas de molho na água da noite para o dia. ater tudo no liquidificador  e oferecer como a primeira refeição do dia para fazer a limpeza intestinal.

Papinha Salgada
Ingredientes: ½ litro de água filtrada, 2 batatas sem casca cortadas em cubos, 100g de peito de frango, ½ cenoura, 1 xícara (200ml) de abóbora picada, 1 punhado de espinafre.
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes para cozinhar em uma panela. Coloque o espinafre 10 minutos antes de desligar o fogo.
Com esta receita faça 3 purês, cenoura e abóbora, batata e frango, batata e espinafre.

Lembrando as mamães que não se deve utilizar panela de alumínio e nem de ferro, pois contamina o alimento. A melhor panela é de inox ou cerâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário