O Diabetes é uma doença crônica, tratável e de grande incidência. Os fatores genéticos, a alimentação e hábitos de vida são as principais causas desta doença. Para você ter uma idéia, filhos de pais (mãe e pai) diabéticos tem 70% de chance de desenvolver a doença, e filhos de apenas um pai diabético tem 50%. A alimentação é fundamental para a prevenção e também para o tratamento da doença.
Elaborei algumas dicas:
- Evite os alimentos que aumentam a glicemia como açúcares, adoçantes*, hiperalimentação (quando você consome mais do que precisa), sucos de frutas (naturais e de caixinha).
- Claro que você pode consumir um doce, mas isso não pode ser rotina, tem que ser exceção. Se programe consumir algum doce 1x na semana. Escolha um dia da semana para fazer isso.
- Leia sempre o rótulo dos alimentos e evite aqueles que tenham xaropes, acúcar e adoçantes na sua composição.
- Bateu aquela vontade de comer doce? Priorize as frutas, chocolate 70% cacau e frutas secas com nozes.
- Alguns chás ajudam a baixar o açúcar do sangue. Saiba aqui quais os melhores chás para diabetes. Gosto muito do chá verde que é digestivo e diminui a absorção de açúcares e gorduras.
- Inclua chia e gergelim nas refeições. Elas evitem a hiperglicemia.
- Coma muita salada nas refeições.
- Mantenha-se em forma. o excesso de peso aumenta o risco de diabetes. Existem muitas pessoas que desenvolvem diabetes por estarem acima do peso e quando emagrecem conseguem se curar.
- A aveia é um alimento que também deve ser incluído. Consuma frutas com aveia.
- Evite ficar mais de 3 horas sem se alimentar. O jejum também pode causar hiperglicemia.
- A dieta com baixo teor de carboidrato é uma boa opção.
- Faça um acompanhamento com uma nutricionista para ter os melhores resultados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário